Campanhas de marketing de guerrilha com pouco orçamento
top of page

Campanhas de marketing de guerrilha com pouco orçamento

Estratégias criativas para promover seu negócio sem gastar muito


O marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing criativa e não convencional que visa chamar a atenção do público de maneira inusitada e impactante, muitas vezes utilizando poucos recursos e investimento.


Ação publicitaria do McDonalds em uma faixa de pedestre.

É uma tática que se popularizou especialmente entre as pequenas empresas e startups, que geralmente têm orçamentos limitados para investir em publicidade tradicional.


Se você está em busca de ideias para criar campanhas de marketing de guerrilha com pouco orçamento, este artigo é para você.




A seguir, apresentamos algumas estratégias criativas que podem ajudar a promover seu negócio sem gastar muito.


Aproveite datas comemorativas

Uma das estratégias mais simples e eficazes para criar campanhas de marketing de guerrilha é aproveitar datas comemorativas para promover sua marca. Isso pode incluir desde datas mais óbvias, como o Dia dos Namorados ou o Natal, até datas menos conhecidas, como o Dia do Amigo ou o Dia da Consciência Negra.


Para isso, você pode criar conteúdos especiais para as redes sociais, como imagens e vídeos comemorativos, ou então lançar promoções especiais para a data em questão. O importante é utilizar a criatividade para se destacar em meio a tantas outras marcas que também estão aproveitando a mesma ocasião.


Faça parcerias com outras empresas

Outra forma de criar campanhas de marketing de guerrilha com pouco orçamento é fazer parcerias com outras empresas que tenham um público semelhante ao seu. Isso pode incluir desde outras empresas do mesmo ramo até empresas de ramos diferentes, mas que tenham uma audiência em comum.


Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, pode fazer uma parceria com uma loja de sapatos para criar uma promoção conjunta. Ou então, se você possui uma escola de idiomas, pode fazer uma parceria com um restaurante de comida internacional para oferecer descontos especiais para os clientes de ambas as empresas.


Utilize o poder das redes sociais

As redes sociais são um canal poderoso para promover seu negócio de maneira criativa e sem gastar muito. Uma das formas mais eficazes de utilizar as redes sociais para criar campanhas de marketing de guerrilha é utilizar o humor e a irreverência para se destacar em meio a tantas outras marcas que também estão presentes nessas plataformas.


Por exemplo, você pode criar memes ou vídeos engraçados relacionados ao seu negócio, ou então utilizar hashtags populares para se conectar com um público mais amplo. O importante é não ter medo de experimentar e testar diferentes abordagens para ver o que funciona melhor para o seu público.


Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para envolver o público, educá-lo e criar uma conexão emocional com a marca. É uma ótima maneira de transmitir a mensagem da sua empresa de forma interessante e útil para o seu público, ao mesmo tempo em que demonstra sua autoridade no assunto.


Para criar conteúdo de marketing eficaz, você precisa entender o seu público e seus interesses. Isso pode incluir a criação de blog posts, infográficos, vídeos, webinars e e-books. Certifique-se de que o conteúdo que você está criando é relevante para o seu público-alvo e oferece valor. Compartilhe-o nas suas redes sociais e incentive os seguidores a compartilhar também.


Além disso, uma grande vantagem do marketing de conteúdo é que ele é relativamente barato. Você pode criar conteúdo a baixo custo e usá-lo para direcionar o tráfego do seu site, construir relacionamentos com clientes em potencial e melhorar o SEO do seu site.


Seja criativo

Por fim, lembre-se de que o marketing de guerrilha é sobre ser criativo e encontrar maneiras exclusivas de envolver seu público. Esteja aberto a experimentar coisas novas e pensar fora da caixa.


Uma maneira de fazer isso é criar uma campanha viral que incentive as pessoas a compartilhá-la com seus amigos e seguidores. Isso pode ser feito através da criação de um vídeo engraçado, um desafio ou uma competição.


Lembre-se de que não há uma fórmula mágica para o marketing de guerrilha. O que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra. Experimente diferentes ideias e avalie o que funciona para o seu negócio.


Conclusão

Em resumo, o marketing de guerrilha é uma excelente maneira de aumentar o alcance da sua marca com um orçamento limitado. Ao criar uma campanha eficaz e bem pensada, você pode surpreender e encantar seu público-alvo, além de aumentar a conscientização da sua marca.


Lembre-se de ser criativo e de experimentar coisas novas para encontrar a abordagem certa para o seu negócio.


Aqui na Communicare, temos ampla experiência em ajudar nossos clientes a criar campanhas de marketing de guerrilha eficazes.


Se você precisa de ajuda para criar uma campanha impactante e inovadora, entre em contato conosco. Estamos sempre disponíveis em nossos canais de atendimento para ajudar você a atingir seus objetivos de marketing.

pronto para se conectar com a gente?

Entre em contato, nosso time está disponível para te atender.
Para oportunidades, confira a nossa
central de carreiras.

bottom of page